10 de out. de 2014

CONSELHO MUNICIPAL de MEIO AMBIENTE - EMERGÊNCIAS AMBIENTAIS no Bairro Barrinha

 Ofício/Requerimento 14/ 2014

CONSELHO MUNICIPAL de MEIO AMBIENTE.
PREFEITO MUNICIPAL e a SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE


Assunto: - EMERGÊNCIA AMBIENTAL - CRIMES AMBIENTIAS e providências imediatas.

Servimo-nos para registrar os apreços de estima e consideração com convite para visitação dos componentes do Conselho ao nosso Bairro e as nossas áreas de preservação ambiental.
Em REUNIÃO de trabalho emergencial, os Dirigentes da Associação do Bairro da Barrinha, a Barrinha dos Bons ventos, do sol, da sombra, da água fresca, de gente hospitaleira e trabalhadora, da maior laguna do mundo assinam solicitando e suplicando providência( deliberação ) ao Conselho Municipal de Meio Ambiente no sentido de interceder perante ao poder Executivo Municipal:
1.- foi deliberado pelo COMUMA a alteração do DECRETO MUNICIPAL no sentido de PROIBIR o fogo, fumaça, churrasco/brazas, churrasquerias portáteis/acampamento em área de Preservação Ambiental e uma das poucas áreas de lazer e recreação infanto-juvenil do Bairro, denominada Praça Vereador Francisco Braga Krafth, orla da lagoa e proximidades do Arroio Carahá, enfim, além das áreas ambientais, em todas as áreas de circulação comum e públicas. 
Neste sentido aguardamos resposta e providências eficientes e extremamente urgentes, pois beiramos a temporada de veraneio 2014/2015.

2.- Ainda, relembrando pedidos anteriores, foi solicitado em outrora a sinalização própria e expedição de ordens de serviço as Secretarias Municipais no sentido de desenvolver campanha ambiental SALVE o Arroio Carahá, a Laguna dos patos e também a Praça do jacaré( = Praça Vereador Francisco Braga Krafth ). 

3.- Não menos importante, a questão do Lixo domiciliar, comercial e de obras, recomendamos que em alguns “pontos de depósito de entulhos/lixo”, onde existe a ação de uso e costume da população ainda não consciente, que sejam colocados grandes recipientes com mensagens educativas e a advertência punitiva em caso de flagrante. 

3.1.- São locais de uso e costume : - na frente ao Beco da fumaça/beco da paz; - Av Mal. Floriano na frente da travessa que liga Floriano com Borges de medeiros; - em frente ao ancoradouro dos barcos da barrinha( cahará ); - final da avenida Sony Soares Correa na beira/barranca do arroio cahará . 

Neste sentido aguardamos pela resposta e a colocação de recipientes maiores para acomodação do lixo e facilitando o recolhimento pela municipalidade.

4.- Não menos importante, solicitamos a catalogação, identificação e ilustração por meio de placas educativas das espécies da Fauna que utilizam nossas áreas verdes: - por exemplo, os pássaros, os peixes e crustáceos da lagoa e rios; os animais silvestres de pequeno porte que ainda residem nos locais.

5.- Lamentavelmente, justificando o nome do “progresso” e dos investimentos imobiliários, várias áreas nativas, córregos, drenagens naturais, habitats naturais, capoeiras e árvores centenárias estão sendo cortadas e derrubadas sem o devido cuidado e sem os projetos de recuperação ou de compensação ambiental. 

5.1.- Esperamos que o Conselho Municipal de meio ambiente possa fazer vistorias no local e constatar o que está acontecendo.

Diante do exposto, pedimos por uma ultima vez o empenho do Poder Público nesse sentido, após somente restará busca por meio de Ação popular a proteção ao patrimônio ambiental.

Aqui vive gente feliz, hospitaleira e trabalhadora que oferece aos visitantes bons ventos, sol, sombra e água fresca na Praia da Maior Laguna do Mundo( Lagoa dos Patos ).

Atenciosamente.


Assinam os Dirigentes da Associação - Adelar B. Rozin - Presidente

Professor Mario Freitas - vice Presidente
Secretário - José Luquino Bastiani
Segunda Secretária - Jane Benguá
Tesoureiro - João Bager
Segundo Tesoureiro - Adão Lindemann
Conselheiros - José Podalírio de Mello
Euroclides Fonseca
Magali da Silva